Lipoaspiração
A Lipoaspiração é uma técnica que consiste na retirada do excesso de gordura, por meio de um aparelho de sucção ou seringas. Por outro lado, a lipoescultura é a utilização dessa gordura removida para o remodelamento de partes do corpo ou preenchimento de depressões.
No entanto, ambos são procedimentos que podem ser realizados isoladamente ou associados a outras cirurgias plásticas.
Atualmente, a lipoaspiração é a cirurgia plástica estética mais realizada no Brasil.
Quem pode fazer lipoaspiração?
Esse procedimento não pode ser encarado como um método de tratamento da obesidade. Pelo contrário: a lipoaspiração isolada costuma ser indicada para pacientes com gordura localizada de quantidade moderada e com pele firme.
Como acontece a lipoaspiração?
A lipoaspiração é feita por meio de algumas incisões de, aproximadamente, 2 cm (ou menos), para a introdução da cânula.
Resultados da lipoaspiração
O resultado depende da colaboração da paciente: o ganho de peso após a cirurgia pode gerar um resultado insatisfatório. As células de gordura não aspiradas, por exemplo, podem aumentar de tamanho, caso o paciente ganhe peso. Assim, passam a ocupar o mesmo espaço que tinham antes da cirurgia.
Além disso, existe uma limitação da retirada de gordura, para não restar excesso de pele.
Tipo de anestesia
A anestesia realizada pode ser peridural com sedação, dependendo da associação da lipo a outra cirurgia.
Pré-operatório
Nessa etapa, é avaliada a tonicidade da pele e presença de irregularidades, cicatrizes e flacidez. Nesse sentido, é importante que a pele tenha condições de ser contraída.
Cuidados antes da cirurgia
- Não tome qualquer medicamento, como Aspirina, Cibalena, Melhoral, Coristina, ginkgo biloba, anti-inflamatório, entre outros, por, pelo menos, 20 dias antes da cirurgia; Mantenha medicamentos de uso diário (para hipertensão, diabetes etc.), informando ao médico; Evite bebidas alcoólicas, principalmente vinho, pelo menos, 72 horas antes da cirurgia; Tome banho com sabonete antisséptico (Soapex) 2 dias antes da cirurgia; Providencie os exames solicitados, pelo menos, 20 dias antes da cirurgia; Informe ao médico sobre estado gripal ou outra patologia antes da cirurgia; Depile pelos pubianos 5 dias antes da cirurgia, jamais no dia anterior; Leve exames pré-operatório, medicamentos de uso diário e outros medicamentos solicitados pela equipe médica no dia da internação; Chegue para a internação no horário marcado; Faça dieta zero, mantendo jejum a partir das 22h do dia anterior, evitando alimentos sólidos, pastosos e/ou líquidos, incluindo água.
Recuperação pós-operatória
- Use cinta de 1 a 2 meses, ou a critério do médico; Evite movimentos bruscos no abdômen por, pelo menos, 30 dias;
- Lave as mãos antes de tocar na ferida;
- Tome rigorosamente os medicamentos receitados pelo médico;
- Informe ao médico sobre o aparecimento de espinhas ou vermelhidão na pele;
- Use apenas roupa com abertura frontal, até retirada total dos pontos.
- Retorne ao consultório entre o 7° e o 15º dia após a cirurgia, para a remoção dos pontos;
- Use micropore ou fita de silicone por, pelo menos, 60 dias;
- Comunique imediatamente ao médico sobre qualquer alteração de cicatriz;
- Evite o ganho de peso, que poderá prejudicar a cirurgia e suas cicatrizes;
- Faça drenagem linfática assim que o cirurgião solicitar (geralmente, após o 3° dia);
- Procure andar bastante e se movimentar, para minimizar a sensação de inchaço, comum nesse período;
- Evite a exposição ao sol, até o desaparecimento total das manchas roxas.
Técnicas de lipoaspiração
Ao longo dos anos, foram desenvolvidas diversas técnicas para aprimorar a cirurgia plástica de lipoaspiração e seu objetivo de eliminar gordura localizada.
Todas usam um aparelho de lipoaspirador, diferenciando-se quanto à forma de quebrar a célula de gordura e ao trauma cirúrgico. No entanto, são complementos para o tradicional procedimento.
Hidrolipoaspiração (Hidrolipo)
A hidrolipo tem o mesmo objetivo da lipoaspiração tradicional: eliminar gordura localizada.
A primeira diferença entre a hidrolipo e a lipoaspiração é como as células de gordura são retiradas. Na hidrolipo, o cirurgião plástico injeta uma solução que faz com que as células de gordura inchem e se rompam com maior facilidade.
Isso torna mais simples a aspiração da gordura, que é feita por seringas ou cânulas finas, além de diminuir a força que o cirurgião exerce sobre o corpo do paciente.
Microlipo/Lipo light/ Minilipo
Tratam-se de termos diferentes para se referir à hidrolipo localizada.
Lipolaser
O desenvolvimento de um aparelho de Laserlipólise (destruição da gordura pelo laser) abriu novas perspectivas em relação à segurança do procedimento de lipoaspiração.
Quando atinge um determinado comprimento de onda, o laser explode as células de gordura.
O líquido é, então, aspirado por um equipamento de sucção. Além disso, o tempo de recuperação diminuiu muito. Por isso, cada vez mais pessoas procuram a lipoaspiração feita com laser.
Vantagens
- Cânula flexível com menos trauma;
- Menor sangramento durante a cirurgia;
- Menos manchas no pós-operatório;
- Recuperação mais rápida;
- Efeito de retração da pele, por meio do aquecimento e estimulação do colágeno.
Desvantagens da Lipo laser
- Mais cara, devido ao custo do aparelho;
- Mais demorada, pois o laser precisa de um tempo para derreter a gordura;
- A gordura fica completamente derretida, não podendo ser usada na lipoescultura;
- Por ser um procedimento novo, muitos médicos ainda não dominam a técnica.
Lipoaspiração ultrassônica
Essa técnica utiliza a radiação do ultrassom para quebrar as células de gordura do tecido adiposo, o que facilita a remoção do excesso. Assim, é possível retirar mais gordura, com menos traumas ao corpo.
A lipo ultrassônica é indicada para retirar pequenas quantidades de gordura. Para se retirar uma quantidade mais elevada, é necessário realizar mais de uma sessão, ou optar pela lipoaspiração tradicional.
O pós-operatório da lipoaspiração ultrassônica tende a ser menos incômodo do que a recuperação tradicional, uma vez que é exercida menos força no corpo do paciente para se remover a gordura.
Esse método deve ser indicado e feito por um cirurgião plástico especializado. Embora seja de porte menor, deve ser realizada no hospital, com o auxílio dos equipamentos adequados para a segurança do procedimento e do paciente.
Vibrolipoaspiração
A vibrolipo ajuda na quebra das células gordurosas, promovendo maior facilidade na sucção dos acúmulos de gordura.
Na prática, utiliza-se um aparelho que faz uma vibração rápida da cânula, que faz emulsionar e liquidificar mais a gordura. Além disso, com a menor intensidade dos movimentos realizados na aspiração da gordura, o pós-operatório torna-se mais ameno ao paciente.
A diferença entre a lipoaspiração e a vibrolipoaspiração está na execução da técnica. Na vibrolipo, as cânulas contam com o auxílio de vibração proporcionada pelo equipamento vibroaspirador. Assim, as vibrações ajudam na quebra da gordura que será removida, diminuindo a intensidade dos movimentos de vai-e-vem realizados na lipoaspiração tradicional.
Lipo de Beverly Hills
Esta técnica foi desenvolvida em Beverly Hills (EUA). Seus idealizadores propagam o uso da chamada “cartografia topográfica”, como diferencial da técnica. Essa “cartografia topográfica”consiste em desenhar a região a ser tratada – o que já é realizado rotineiramente em todas as cirurgias, inclusive a lipoaspiração, não sendo exclusiva da lipo de Beverly Hills.
Seus idealizadores também relatam o uso de uma mesa cirúrgica acolchoada e aquecida, que propicia maior conforto durante a cirurgia.
Nada mais é do que uma denominação que tem a intenção de mostrar uma novidade, quando, no fundo, trata-se do mesmo procedimento.
Como escolher a melhor técnica de lipoaspiração?
Diante de tantas técnicas, o paciente acaba se confundindo e deixando-se levar por propagandas.
Porém, não se engane: desde que a cirurgia seja realizada por um cirurgião plástico experiente e respeite os fundamentos básicos de segurança, a melhor técnica é aquela mais indicada para o seu corpo e a que o cirurgião tem mais experiência